Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) é uma avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4.º e do 8.º anos de escolaridade em matemática e em ciências, desenvolvida pela IEA.

O TIMSS 2019 será a 7.ª edição deste estudo de avaliação que, desde 1995, é realizado de quatro em quatro anos com a finalidade de gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem. A IEA destaca a relevância que essa informação pode ter para a decisão e o acompanhamento de reformas curriculares e de práticas de ensino em matemática e em ciências.

A versão em suporte digital do estudo, o eTIMSS, será aplicada pela primeira vez em 2019, em cerca de metade dos países participantes, Portugal é um deles.

Portugal participou na edição de 1995 do TIMSS 4.º ano e, voltou a participar em 2011 e em 2015. Em 2019, irá realizar o eTIMSS para avaliar as aprendizagens em matemática e em ciências dos alunos do 4.º ano de escolaridade e também, pela primeira vez, dos alunos do 8.º ano.

 

O que é avaliado

O Quadro de Referência (http://timssandpirls.bc.edu/timss2019/frameworks/) estabelece os domínios específicos de conteúdo avaliados em matemática e em ciências. Em matemática são Números, Formas Geométricas e Medida, e Apresentação de Dados, no 4.º ano de escolaridade, e Números, Álgebra, Geometria e Dados e Probabilidade, no 8.º ano. Em ciências os domínios são Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências da Terra, no 4.º ano, e Biologia, Química, Física e Ciências da Terra, no 8.º ano.

Além do conteúdo, o quadro de referência define os processos cognitivos envolvidos na resolução dos itens - Aplicar, Conhecer e Raciocinar.

 

O teste eTIMSS

Cada aluno responde a um teste que combina itens de Matemática e de Ciências, durante 90 minutos.

Os itens do TIMSS não são públicos, permitindo, assim, a comparação de resultados ao longo das várias edições do estudo e a identificação de tendências nos resultados. Em cada ciclo, são dados a conhecer ao público alguns itens que deixam de fazer parte das provas e que ilustram as questões apresentadas aos alunos.

A par do teste, são aplicados questionários que recolhem informação de contexto que permite descrever situações e fatores que podem influenciar a aprendizagem em matemática e em ciências.