Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) é uma avaliação internacional do desempenho dos alunos do 4.º e do 8.º ano de escolaridade em Matemática e Ciências, desenvolvida pela IEA.

O Quadro de Referência (Framework) dos items de Matemática do 4.º ano foi desenhado tendo em consideração duas dimensões: a primeira diz respeito ao conteúdo, em que se explicitam domínios específicos da Matemática – Números, Formas Geométricas e Medida, Apresentação de Dados; a segunda diz respeito à dimensão cognitiva, em que se especificam os processos mentais mobilizados pelos alunos – Aplicar, Conhecer e Raciocinar.

O Quadro de Referência (Framework) da avaliação em Ciências no 4.º ano segue o mesmo desenho, contemplando as áreas seguintes: Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências da Terra.

Cada aluno responde a um caderno de teste que combina itens de Matemática e de Ciências. Os itens do TIMSS não são públicos, permitindo, assim, a comparação de resultados ao longo das várias edições do estudo e a identificação de tendências nos resultados. Em cada ciclo, são dados a conhecer ao público alguns itens que deixam de fazer parte das provas e que ilustram as questões apresentadas aos alunos.

A par dos testes, são aplicados questionários que recolhem informação de contexto que permite descrever situações e fatores que podem influenciar a aprendizagem em Matemática e em Ciências.

O TIMSS 2015 foi a 6.ª edição deste estudo de avaliação. Desde 1995, os testes TIMSS são aplicados de quatro em quatro anos com a finalidade de gerar informação de qualidade sobre os resultados do desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem.

O TIMSS é apresentado pela IEA como uma oportunidade para cada país aprender com as experiências dos outros participantes e melhorar o ensino e a aprendizagem em Matemática e Ciências.

Portugal participou na edição de 1995 do TIMSS 4.º ano e, novamente, desde 2011. Em 2015, participou, pela primeira vez, no TIMSS Advanced (Matemática A e Física do 12.º ano).

O TIMSS Advanced é uma versão do estudo que tem o objetivo de avaliar as tendências do desempenho dos alunos no final do ensino secundário em Matemática A e Física. 

Para mais informação sobre o TIMSS Advanced e o respetivo Quadro de Referência (Framework) consulte a página da IEA.

Na página da IEA, é  possível encontrar informação detalhada sobre estes estudos internacionais.