Quem participa?

O TIMSS estuda a eficácia do currículo e do ensino com base no desempenho dos alunos, pelo que é importante que os participantes dos diferentes países tenham os mesmos níveis de escolarização, i.e., que tenham aprendido Matemática e Ciências durante um número equivalente de anos de educação formal. Assim, os anos escolhidos são o último do que é designado na maior parte dos países por ensino primário, o 4.º ano de escolaridade, e o 8.º ano. O TIMSS Advanced destina-se aos alunos do final do ensino secundário das disciplinas de Matemática A e Física.

Em cada ciclo do TIMSS, são selecionados alunos dos anos de escolaridade em avaliação, através de um processo de amostragem em duas fases: na primeira fase, é constituída uma amostra aleatória estratificada de escolas, cuja seleção é proporcional ao número de escolas por estrato e à dimensão das escolas; na segunda fase, são selecionadas aleatoriamente turmas de alunos dessas escolas. A amostra assim constituída é representativa da população-alvo do país.

Em Portugal, participaram no TIMSS 2011 cerca de 150 escolas e, aproximadamente, 4000 alunos do 4.º ano de escolaridade. Esta foi a segunda vez que o país participou nos ciclos TIMSS, tendo o anterior sido em 1995.

Em 2015, participaram no TIMSS (4.º ano) 221 escolas/agrupamentos de escolas de todo o território nacional, tendo sido amostradas 332 turmas de 4.º ano e 4908 alunos. No TIMSS Advanced (12.º ano), participaram 229 escolas/agrupamentos de escolas de todo o território nacional, tendo sido amostradas 378 turmas de 12.º ano (228 turmas de Matemática A e 150 turmas de Física), 5748 alunos (4009 realizaram o teste de Matemática A e 1739 realizaram o teste de Física).

Países participantes no TIMSS

No TIMSS 2015, participaram cerca de 60 países e economias de todo o mundo.