A Association for Educational Assessment – Europe (AEA-Europe) vai realizar a sua 20ª Conferência em Lisboa, entre os dias 13 e 16 de novembro de 2019, cabendo ao IAVE a coorganização da mesma.

Estas conferências anuais têm decorrido desde 2000 em diferentes cidades europeias, subordinadas a temáticas no âmbito da avaliação educativa, sendo a língua de comunicação o Inglês.


O tema desta conferência, Assessment for transformation: teaching, learning and improving educational outcomes, será abordado em três vertentes: Assessment and policy contexts; Assessment and theoretical contexts; Assessment and institucional contexts. Esta abordagem centrar-se-á nas perspetivas e experiências de conferencistas de vários países, permitindo a partilha de conhecimentos no quadro dos diferentes sistemas educativos.

A conferência inclui o primeiro dia centrado em workshops e três dias de conferência que integram a apresentação de comunicações e de pósteres, um simpósio e, ainda, grupos de discussão.

Uma vez que a conferência é realizada pela primeira vez em Portugal, consideramos pertinente a sua divulgação, a fim de promover uma maior participação portuguesa na partilha da teoria e das práticas relacionadas com a avaliação das aprendizagens desenvolvidas no nosso país.

Apresentam-se, em seguida, as datas limite para o envio de comunicações, assim como as ligações a consultar:

  • Pre-Conference Worshops – 15/04/2019

Para mais informações sobre a AEA-Europe e a conferência de Lisboa podem igualmente ser consultadas as seguintes páginas da Internet da AEA-Europe: