O desempenho dos alunos é influenciado por diferentes fatores. O IAVE, na FOLHA inaugural sobre avaliação das aprendizagens destaca as características do contexto familiar que têm maior influência no desempenho dos alunos em matemática e em ciências. Disponível em FOLHA 1 - Contextos Familiares que Facilitam as Aprendizagens.

No âmbito dos estudos PIRLS e ePIRLS 2016 são apresentados resultados nacionais e internacionais de acordo com as finalidades e os processos de compreensão da leitura que estão disponíveis em Literacia de Leitura.

Algumas das unidades de avaliação, utilizadas em ciclos anteriores deste estudo e que entretanto foram disponibilizadas ao público pelo consórcio internacional responsável, podem ser consultadas em PIRLS 2016 – unidades de avaliação.

Portugal participa pela primeira vez no TIMSS – Trends in International Mathematics and Science Study – para o 8.º ano de escolaridade. Entre 25 de fevereiro e 5 de abril, cerca de 5000 alunos de 158 escolas de todo o país irão realizar um teste sobre matemática e ciências, representando o país.

Alguns dos itens utilizados em ciclos anteriores deste estudo, e que entretanto foram disponibilizados ao público pelo consórcio internacional, podem ser consultados em Volume 1 - Itens de Matemática e de Ciências, estando também disponível o Volume 0 - Áreas de Conteúdo e Dimensões Cognitivas, que resume o quadro concetual da avaliação TIMSS.

Informamos que está disponível a Newsletter - 2018.

Informamos que está disponível a Carta de solicitação ao Instituto de Avaliação Educativa, I.P., n.º 1/2018.