Alunos portugueses realizam teste internacional de avaliação em matemática e ciências

 

Cerca de dez mil alunos do 4.º ano de escolaridade, de uma amostra representativa de escolas de todo o país, realizam entre dia 23 de abril e 31 de maio, o estudo internacional TIMSS - Trends in International Mathematics and Science Study.

O TIMSS é uma avaliação internacional, da IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), que se realiza de quatro em quatro anos, com a finalidade de gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem.

Cada aluno responde a um teste de 90 minutos que combina itens de matemática e de ciências. Os alunos respondem, ainda, a um questionário que recolhe informação de contexto que permite descrever situações e fatores que podem influenciar a aprendizagem em matemática e em ciências.

A participação das escolas e dos alunos portugueses é de extrema importância. É fundamental que todos os alunos selecionados participem no TIMSS, uma vez que estão a representar o nosso país internacionalmente.

Os resultados obtidos no estudo contribuem para a identificação das áreas e processos de ensino e aprendizagem que permitam melhorar o sistema educativo nacional, tendo por referência os sistemas educativos de outros países. A IEA destaca, ainda, a relevância que esta informação pode ter para a decisão e o acompanhamento de reformas curriculares e de práticas de ensino em matemática e em ciências.

No TIMSS participam países e economias de todo o mundo, sendo que, em 2019, serão mais de 60.

No primeiro trimestre deste ano, foi também realizado, pela primeira vez, em Portugal o TIMSS do 8.º ano de escolaridade, o qual foi aplicado em suporte eletrónico a uma amostra representativa de mais de 5000 alunos deste ano de escolaridade, em escolas de todo o país.

IAVE, 23 de abril de 2019