O IAVE está a desenvolver um projeto, designado Projeto de Acompanhamento de escolas na análise e utilização dos relatórios de avaliação externa – PAR. A primeira parte deste projeto é constituída por duas fases:

Fase I - a intervenção em 18 escolas de uma equipa IAVE, que ocorreu entre outubro de 2019 e janeiro de 2020;

Fase II - a realização de Ações de Curta Duração (ACD) - Do PAR à PARceria, da PARceria à PARtilha - dinamizadas pelo IAVE e por cada escola PAR, tendo por público-alvo as comunidades escolares da zona geográfica envolvente, que deveriam ter decorrido entre fevereiro e março de 2020.

Por motivos relacionados com a pandemia, só nos foi possível ministrar metade das ACD previstas presencialmente. Estamos agora a preparar uma versão adaptada desta formação, a distância, para a qual podemos contar com um público mais vasto, uma vez que a deslocação e o espaço não serão um obstáculo.

Esta formação tem como pontos de reflexão principais:

  1. Quais os fundamentos das provas de aferição;
  2. Como são produzidos os RIPA e REPA;
  3. Como podemos ler os RIPA e REPA;
  4. Que impacto podem ter os resultados da avaliação externa nas escolas.

O calendário da formação é o seguinte:

Localidade da escola PAR

 

Data

 

Horário

Rio de Mouro

10 de novembro

17h – 20h

Elvas

13 de novembro

16h- 19h

Rio Maior

16 de novembro

17h – 20h

Ribeira de Pena

18 de novembro

14h30 – 17h30

Lisboa

23 de novembro

16h – 19h

Beja

25 de novembro

15h – 18h

Os interessados deverão inscrever-se na ACD pretendida, com a duração de 3 horas. Através do link http://extra.iave.pt/forms/answer?frm=h7pXQ6WNkyHG8NevrCf2drms1YCcEp6M

Os interessados deverão inscrever-se até 24 horas antes da realização da ACD, de forma a poderem receber o link de acesso à vídeo conferência.

Será emitido o certificado a todos os professores participantes inscritos.