Portugal vai participar no 2º ciclo do maior estudo mundial de avaliação de competências dos adultos, o PIAAC – Programa de Avaliação Internacional de Competências dos Adultos.
O estudo, que é promovido pela OCDE, vai ser lançado ainda no mês de janeiro e será realizado pela Universidade Católica.
O objetivo é avaliar as competências cognitivas da população adulta entre os 16 e os 65 anos, mas, à semelhança do PISA, inclui a realização de questionários de contexto, que vão permitir recolher outras informações importantes, nomeadamente sobre condições laborais, trajetórias educativas e profissionais dos participantes e a sua capacidade para utilizar as tecnologias de informação e comunicação.
O projeto, que envolve os ministérios da Educação e do Emprego, é coordenado por Luís Rothes e por João Queirós, ambos professores do Instituto Politécnico do Porto, e conta com o apoio administrativo e financeiro da ANQEP.
Os trabalhos no terreno serão realizados por uma equipa liderada pela Universidade Católica Portuguesa, selecionada para esse efeito através de um concurso público internacional.
O IAVE integra o Conselho Nacional de Acompanhamento do PIAAC.
Na fase principal deste estudo serão inquiridos 5 mil adultos, escolhidos aleatoriamente nas diferentes regiões do país e ao longo dos próximos seis meses. Os inquéritos são aplicados no domicílio dos participantes, sendo a resposta ao estudo paga, através de um cartão de compras.
Os resultados do estudo serão conhecidos no final do próximo ano.
Informações adicionais podem ser consultadas nos seguintes sites: