ICILS

O que é o ICILS?

International Computer and Information Literacy Study (ICILS), promovido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), avalia a literacia digital e de utilização da informação dos jovens que frequentam o 8.º ano de escolaridade. Avalia também as competências do pensamento computacional desses jovens que têm, aproximadamente, 13 ou 14 anos.

O estudo foi concebido para compreender até que ponto os jovens de todo o mundo estão preparados para estudar, viver e trabalhar na era digital. No quadro de referência são considerados duas dimensões da literacia digital e da utilização da informação – uma, recolher e gerir informação, a outra, produzir e trocar informação. Os alunos devem demonstrar que são capazes de uma utilização expedida, segura e responsável das tecnologias de informação e comunicação, nessas duas dimensões, num conjunto vasto de contextos pessoais e sociais.

O primeiro ciclo deste estudo, no qual participaram 21 países, teve lugar em 2013. Portugal participou, pela primeira vez, em 2018, no segundo ciclo, a par de 13 países. O terceiro ciclo será em 2023.

Quem participa?

O quadro de amostragem é constituído por todos os estabelecimentos de ensino (pertencentes ou não a agrupamentos de escolas), públicos e privados, com alunos do 8.º ano de escolaridade. A seleção dos alunos participantes é feita mediante um processo de amostragem aleatória multi-etapa. Na primeira etapa, o território nacional é estratificado por NUTS III e as escolas participantes são selecionadas por amostragem sistemática proporcional. Na segunda etapa, em cada escola selecionada, é extraída uma amostra aleatória simples de 25 alunos da população de alunos elegíveis (alunos que frequentam o 8.º ano). A fim de assegurar a representatividade da amostra, não é possível substituir alunos por outros que não façam parte da amostra selecionada pelo consórcio da IEA responsável pela amostragem. Não é possível também ter a participação de outras escolas que não tenham sido previamente selecionadas no processo de amostragem.

Que instrumentos são utilizados?

O teste está organizado em módulos, constituídos por pequenas tarefas que, geralmente, demoram menos de um minuto a completar. A seguir aos módulos de curta duração, é apresentado um módulo com uma tarefa mais complexa e mais demorada, como a preparação de um póster, de uma apresentação ou de uma página web, utilizando software adequado à tarefa.

Paralelamente ao teste são aplicados questionários a alunos, professores coordenadores de TIC e diretores das escolas, com o intuito de recolher informação sociodemográfica, informação sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação, sobre a adaptação do currículo ao ensino e à aprendizagem na era digital e sobre o modo como o currículo influencia o desenvolvimento da literacia digital nos jovens.

Por que razão é importante participar no ICILS?

Nos últimos anos as tecnologias da informação e da comunicação tiveram um impacto enorme no quotidiano, no trabalho e nas interações sociais. O ICILS, ao lidar com o conhecimento e as competências essenciais ao sucesso dos jovens no ambiente de informação dinâmica que caracteriza as sociedades atuais, assume grande relevância.

A participação nacional no ICILS 2018 permitiu avaliar as competências digitais dos jovens portugueses com base num referencial reconhecido internacionalmente, produzindo informação fiável e abrangente sobre a educação digital em Portugal. Essa informação pode ser subsidiária de decisões sobre programas que promovem a literacia digital e a utilização da informação em suporte digital.

Onde é possível obter mais informações sobre o ICILS?

Na página da IEA sobre o ICILS, em https://www.iea.nl/studies/iea/icils/2018, há informação sobre resultados, quadro concetual da avaliação e questionários, respeitante aos dois ciclos já realizados.

Na ligação Avaliar a literacia digital e o pensamento computacional dos jovens, é apresentada a perspetiva do quadro concetual do ICLIS.

Também o relatório internacional com os resultados de 2018 está acessível em Relatório Internacional.

  • As tarefas seguintes são exemplo das unidades de avaliação que constituem o teste ICILS.

    Nota: Todos os itens disponibilizados ao público são propriedade intelectual da IEA e não podem ser utilizados para fins comerciais.

  • Neste separador divulgam-se alguns questionários de contexto na versão portuguesa.

    Nota: Os questionários são propriedade intelectual da IEA e não podem ser utilizados para fins comerciais.

    [Em edição]

  • O relatório nacional respeitante ao ciclo de 2018 está disponível em Relatório Nacional.

    As ligações seguintes destacam os resultados principais do estudo

    Nota: Relatórios e brochuras constituem propriedade intelectual de quem os produziu, pelo que devem ser devidamente referenciados sempre que forem citados.

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