O IAVE
Iniciativas IAVE
Jornadas
Jornadas da Leitura
dias 24 e 27 de maio  |  Óbidos

O Instituto de Avaliação Educativa, em colaboração com o Plano Nacional de Leitura, realizaram as Jornadas da Leitura, com o objetivo de promover um amplo debate na comunidade educativa sobre as questões da leitura, nomeadamente em meio digital, envolvendo professores e diretores de escolas.

A iniciativa, que decorreu em duas sessões, nos dias 24 e 27 de maio, teve por base os resultados do PISA 2018 sobre a leitura, cujo relatório temático para Portugal foi recentemente divulgado,  e contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, bem como de especialistas nacionais na área da leitura e da OCDE.  +info

Dia 24 de maio – Sessão 1

Vídeo da Sessão 1

Apresentação de Andreas Schleicher – OCDE

Apresentação  de Maria Alexandra Caetano (Coordenadora das Bibliotecas do AE) – AE Gil Vicente, Lisboa.

Apresentação de José Barroso  (Professor Bibliotecário) e Elisa  Morais (Professora Bibliotecária) – AE de Real, Braga.

Apresentação de Cesário Silva (Diretor) e António Santos (Professor Bibliotecário) –  AE Marinha Poente, Marinha Grande.

 

27 de maio – Sessão 2

Vídeo da Sessão 2

Apresentação de Anabela Serrão (IAVE) e Elsa Conde (PNL2027)

Conferências
20ª Conferência Anual da Association for Educational Assessment - Europe
13-19 novembro 2019  |  Lisboa

A 20ª Conferência Anual da Association for Educational Assessment Europe, a qual teve lugar no Hotel Sana Lisboa, entre os dias 13 e 16 de novembro de 2019, contou com 340 inscrições de participantes oriundos de 34 países, atingindo o número mais elevado do seu historial.  +info

Subordinada ao tema proposto pelo IAVE, Teaching, learning and improving educational outcomes, a Conferência incluiu a realização de cinco workshops durante o dia 13, seguindo-se, nos restantes dias, cerca de 100 sessões sobre investigação e práticas no domínio da avaliação educativa, com a apresentação de pósteres e papers, dinamização de grupos de discussão, simpósios e sessões ignite, orientadas por moderadores de diferentes instituições educativas. Os novos membros da AEA-Europe e os doutorandos na área da avaliação participaram ainda num evento próprio, que decorreu na Sociedade de Geografia de Lisboa. As sessões de abertura e de encerramento da Conferência contaram com apresentações da responsabilidade de investigadores oriundos de Espanha, dos Estados Unidos e de Portugal, nomeadamente o Professor Domingos Fernandes, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O trabalho preparatório de análise e seleção de comunicações, da responsabilidade do Scientific Programme Committee, envolveu a participação dos Professores Filomena Araújo e Pedro Reis, respetivamente colaboradora do IAVE e docente do Instituto de Educação, na qualidade de representantes do IAVE.

Para além da componente científica, a Conferência incluiu ainda a cerimónia de abertura, com música tradicional portuguesa, um passeio pelo centro histórico de Lisboa, assim como o jantar da Conferência realizado no Restaurante Montes Claros.

O IAVE, através do LOC (Local Organising Committee), foi responsável pelo processo de seleção dos espaços, elaboração de contratos com empresas, organização e disponibilização de materiais. Importa aqui destacar a estreita colaboração entre o IAVE e a AEA-Europe, através da realização de reuniões regulares online e de um encontro presencial que teve lugar em Maio de 2019, o qual incluiu visitas aos locais selecionados e tomadas de decisões aos níveis organizacional e financeiro, fundamentais para o sucesso do evento. O feedback obtido durante e após a Conferência permite avaliar muito positivamente o trabalho desenvolvido, quer na dimensão logística, quer no contributo para a partilha e enriquecimento de conhecimentos e de experiências no âmbito das mais recentes investigações levadas a cabo por prestigiadas instituições europeias.

2.ª Conferência IAVE
Avaliação externa, flexibilidade curricular e sucesso escolar
16 de maio de 2019  |  Escola Secundária Vergílio Ferreira - Lisboa

 

A  2.ª Conferência IAVE foi mais uma contribuição para o debate, que tem marcado a atualidade, sobre a compatibilização da avaliação externa com a flexibilidade curricular, e que o IAVE pretendeu aprofundar com a ajuda dos diferentes intervenientes no processo educativo. No debate participaram académicos, representantes das escolas, professores, pais e alunos, que apresentaram diferentes perspetivas sobre o tema.

A sessão de abertura contou com a intervenção do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

1.ª Conferência IAVE
Avaliar para aprender. Contributos para uma cultura de avaliação
29 de janeiro de 2016  |  Centro Científico e Cultural de Macau - Lisboa

 

A 1.ª Conferência IAVE, sob o tema Avaliar para Aprender, teve como como principal objetivo trazer para o debate público as questões da avaliação educativa, da cultura de avaliação nas escolas e, em particular, da relação entre avaliar e aprender.

 

   +info

Seminários
Seminário
Avaliar para Aprender
28 de fevereiro de 2016  |  Auditório IAVE - Lisboa
Comunicações/Apresentações
Apresentação
Preliminary English Test (PET) - Resultados 2015
8 de julho de 2015  |  Teatro Thalia - Lisboa
Comunicação
Setting a standard for social justice in the English language assessment and certification
16.ª Conferência Anual da AEA  |  Glasgow
Comunicação
Improving English language learning in Portugal: an integrated approach
Conferência Cambridge English Multilingual Education: Policy, Practice and Reality, promovida pela Universidade de Cambridge  |  Salamanca

Subscrever Newsletter

Desejo receber as últimas novidades sobre o IAVE.