PIRLS

O que é o PIRLS?

Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) avalia a literacia de leitura dos alunos do 4.º ano de escolaridade. O estudo é desenvolvido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) e foi aplicado pela primeira vez em 2001. Portugal participa neste estudo desde 2011.

A avaliação da literacia de leitura do PIRLS assenta numa noção abrangente do que é saber ler e o seu quadro de referência foi desenhado de modo a contemplar finalidades e processos de compreensão da Leitura que dão significado a esse conceito de literacia de leitura. As finalidades contemplam, por um lado, a leitura como experiência literária e, por outro, a leitura como forma de adquirir e utilizar informação. Na análise do desempenho dos alunos, essas finalidades são cruzadas com os principais processos de compreensão da Leitura: localizar e retirar informação explícita; fazer inferências diretas; interpretar e integrar ideias e informação; analisar e avaliar o conteúdo e outros elementos textuais.

O PIRLS é aplicado de cinco em cinco anos, o que permite analisar tendências dos resultados. Portugal participou pela primeira vez em 2011, voltou a participar em 2016, no PIRLS e no ePIRLS, o novo programa de literacia de Leitura em formato digital desenvolvido pela IEA. O próximo ciclo do PIRLS e do ePIRLS irá decorrer em 2021.

Quem participa?

Em cada ciclo do PIRLS, são selecionados alunos do 4.º ano de escolaridade, através de um processo de amostragem em duas etapas: na primeira etapa, é constituída uma amostra aleatória estratificada de escolas; na segunda etapa, são selecionadas aleatoriamente turmas de alunos dessas escolas. A amostra assim constituída é representativa da população-alvo do país.

Em 2016, participaram no PIRLS, 55 países/sistemas educativos e no ePIRLS 16 países/sistemas educativos.

Que instrumentos são utilizados?

O teste é constituído por um conjunto de cadernos, com itens que envolvem diferentes finalidades e processos de compreensão da leitura. Cada aluno responde a um caderno de prova.

A par dos testes, são aplicados questionários aos pais, aos professores e aos diretores das escolas, para recolher informação de contexto e para identificar fatores que possam influenciar o desempenho em literacia de leitura. Este tipo de informação permite relacionar o desempenho com a caracterização dos ambientes familiar e escolar em que os alunos aprendem a ler nos vários países.

Por que razão é importante participar no PIRLS?

Este estudo é apresentado pela IEA como uma oportunidade para cada país aprender com as experiências dos outros participantes, através da comparação de condições de aprendizagem da leitura, quer em casa quer na escola, aspeto que decorre da diversidade de sistemas educativos envolvidos.

Em 2011, a aplicação dos dois estudos da IEA, o TIMSS e o PIRLS, coincidiu, o que permitiu relacionar o desempenho dos alunos em leitura com o seu desempenho em matemática e em ciências.

Onde é possível obter mais informações sobre o PIRLS?

Na página da IEA sobre o PIRLS, em https://www.iea.nl/studies/iea/pirls, há informação sobre resultados, quadro concetual da avaliação e questionários, respeitante aos ciclos já realizados

  • Os itens do PIRLS 2011 e do PIRLS 2016 foram disponibilizados ao público com a finalidade de dar a conhecer o tipo de tarefas de leitura solicitadas aos alunos no âmbito dos testes PIRLS e ePIRLS. Os guias de codificação acompanham esses itens, ilustrando os critérios de codificação seguidos nos estudos internacionais.

  • Neste separador divulgam-se alguns questionários de contexto na versão portuguesa.

    PIRLS 2016

    [Em edição]

    PIRLS 2011

    Em 2011, os questionários de contexto foram comuns aos estudos do TIMSS e do PIRLS. Assim, as versões aqui disponibilizadas coincidem com as que se encontram em Questionários do TIMSS 2011.

  • Para os ciclos PIRLS em que Portugal participou – 2011 e 2016 – foram produzidos relatórios ou brochuras que destacaram os principais resultados nacionais.

    Nota: Os relatórios e brochuras constituem propriedade intelectual de quem os produziu, pelo que devem ser devidamente referenciados sempre que forem citados.

    Todos os relatórios do PIRLS produzidos pelo IAVE estão disponíveis em «Relatórios»

Relatórios 2021
Relatório Nacional PIRLS 2021 (pdf)
Relatório por Escola PIRLS 2021 (pdf)
Relatórios 2016
Relatório PIRLS 2016 (pdf)

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