Encontram-se disponíveis as informações complementares relativas às provas de aferição práticas dos 2º e 5º anos (27, 28 e 59) e os exemplos da componente de compreensão do oral da prova de aferição de Português do 5º ano (55), da componente de Observação e Comunicação Científicas da prova de aferição de Ciências Naturais e Físico-Química do 8º ano (88) e de TIC do 8º ano (89).
Disponibilizam-se, também, exemplos de provas para ambientação gráfica.
Foi publicado o Despacho n.º 3232-B/2023, que procede ao ajustamento das datas de realização das Provas de Aferição, decorrente do processo de desmaterialização das provas de avaliação externa.
No dia 21 de novembro de 2022, o IAVE assinalou oficialmente os 25 anos da criação do GAVE/IAVE, com uma sessão solene que decorreu no auditório da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa.
Ainda no âmbito destas comemorações, foi agora disponibilizada, no site do IAVE, uma publicação digital que inclui, entre outros, textos de antigos dirigentes do GAVE e do IAVE, bem como do atual ministro da Educação.
Por resolução da UNESCO, celebra-se a 14 de março o Dia Internacional da Matemática. O projeto é liderado pela International Mathematical Union com a colaboração de numerosas organizações regionais e internacionais.
Em 2023, o tema será Matemática para todos (Mathematics for everyone).
Em Portugal, para assinalar a data, a Associação de Professores de Matemática (APM) está a organizar várias iniciativas, como conferências, palestras nas escolas e concursos para alunos e para escolas.
Mais informação na página dedicada ao Dia Internacional da Matemática.
Portugal vai participar no 2º ciclo do maior estudo mundial de avaliação de competências dos adultos, o PIAAC – Programa de Avaliação Internacional de Competências dos Adultos.
O estudo, que é promovido pela OCDE, vai ser lançado ainda no mês de janeiro e será realizado pela Universidade Católica.
O objetivo é avaliar as competências cognitivas da população adulta entre os 16 e os 65 anos, mas, à semelhança do PISA, inclui a realização de questionários de contexto, que vão permitir recolher outras informações importantes, nomeadamente sobre condições laborais, trajetórias educativas e profissionais dos participantes e a sua capacidade para utilizar as tecnologias de informação e comunicação.
O projeto, que envolve os ministérios da Educação e do Emprego, é coordenado por Luís Rothes e por João Queirós, ambos professores do Instituto Politécnico do Porto, e conta com o apoio administrativo e financeiro da ANQEP.
Os trabalhos no terreno serão realizados por uma equipa liderada pela Universidade Católica Portuguesa, selecionada para esse efeito através de um concurso público internacional.
O IAVE integra o Conselho Nacional de Acompanhamento do PIAAC.
Na fase principal deste estudo serão inquiridos 5 mil adultos, escolhidos aleatoriamente nas diferentes regiões do país e ao longo dos próximos seis meses. Os inquéritos são aplicados no domicílio dos participantes, sendo a resposta ao estudo paga, através de um cartão de compras.
Os resultados do estudo serão conhecidos no final do próximo ano.
Informações adicionais podem ser consultadas nos seguintes sites:
Concurso público para a aquisição de serviços para o desenvolvimento de uma plataforma que permita a construção e realização de provas em formato digital:
Concurso Público para a aquisição de Endpoints, Display’s e Pacote de software de segurança:
Procedimento por concurso público para aquisição de serviços de consultoria, com publicitação internacional:
Programa de Procedimento / Procedure Program
Caderno de Encargos / Tender Specifications