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Decreto-Lei n.º 27-B/2022 , que estabelece as regras para a avaliação no presente ano letivo

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 27-B/2022, que estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico e secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior.

PISA 2022

Começou no dia 2 de março, e vai decorrer até dia 22 de abril, o PISA Programme for International Student Asssessment, estudo da OCDE que avalia as literacias de leitura, de matemática e científica de alunos de 15 anos.

Em cada ciclo do estudo, que se realiza de três em três anos, é dada ênfase a um dos domínios em avaliação. Neste ciclo, é a Matemática.

A amostra nacional é de 231 escolas, envolvendo no total cerca de 12.000 alunos.

Portugal participou em todos os ciclos do PISA, que teve início em 2000. Este ciclo estava previsto para 2021, mas foi adiado para este ano, devido à pandemia causada pela COVID-19.

No total, participam neste estudo cerca de 80 países e economias de todo o mundo.

Os alunos de 15 anos de cada país são selecionados através de um processo de amostragem aleatória.

 

Estudos piloto do TIMSS e ICILS

Desde 21 de março até 29 de abril, estão também a decorrer os estudos piloto do TIMSS – Trends in International Mathmatics and Science Study do 4.º e 8.º anos de escolaridade e do ICILS International Computer and Information Literacy Study.

Relativamente ao 4.º ano serão selecionadas 36 escolas a nível nacional, num  mínimo de 2 turmas de entre todas as turmas de 4.º ano existentes na escola/agrupamentos de escolas.

Quanto ao 8.º ano, uma vez que estes  alunos são o publico-alvo do TIMSS e do ICILS, os dois estudos piloto decorrem em simultâneo e nas mesmas escolas, sendo selecionadas turmas diferentes para cada um deles.

Presidente do IAVE no Podcast “O Que o Estado Faz”

O IPPS-Iscte está a divulgar os finalistas do Prémio Iscte Políticas Públicas 2021 em versão podcast.

Todas as semanas é lançado um episódio do Podcast O Que O Estado Faz , dando a conhecer projetos considerados bons exemplos, que foram implementados na Administração Pública portuguesa.

No episódio nº5, o Presidente do IAVE dá a conhecer a Plataforma ITENS S.A — Explorar os Itens da Avaliação Externa em Sala de Aula, cujo objetivo é apoiar os professores no diagnóstico das aprendizagens dos alunos.

A Plataforma Itens S.A. integra o Plano 21|23 Escola+ − Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens, que foi um dos projetos finalistas dos Prémios Iscte Políticas Públicas 2021, na categoria “Políticas públicas adotadas pela administração central do Estado e pelos institutos públicos“.

O Podcast poder ser acompanhado nas seguintes plataformas:

·        Anchor.fm

·        Spotify

·        Google Podcast

·        YouTube

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