Notícias
IAVE
IAVE disponibiliza provas que seriam aplicadas em 2021

O IAVE disponibilizou às escolas as provas finais do 9.º ano e os guiões das provas de aferição práticas do 2.º ano de escolaridade que seriam aplicadas em 2021.

Esta decisão resulta da suspensão, no atual ano letivo, das Provas Finais de Ciclo do 9.º ano de escolaridade e das Provas de Aferição.

Assim, as escolas poderão aceder, através da Extranet do IAVE, aos enunciados das provas finais de ciclo do 9º ano que seriam aplicadas em 2021 na 1ª fase – Português (91), Matemática (92), Português Língua não Materna (93) e Português Língua Segunda (95) – conjuntamente com os respetivos critérios de classificação e grelha de classificação, para que possam ser utilizados como instrumentos pedagógicos pelas escolas e pelos professores, se assim o entenderem.

Poderão ainda aceder aos guiões das provas práticas de Educação Física e de Educação Artística, do 2.º ano, que iriam ser aplicados em 2021, para exploração pedagógica das tarefas com os alunos, se for considerado pertinente pelas escolas e professores.

 

Resultados do Estudo Diagnóstico das Aprendizagens

Os resultados do estudo diagnóstico (ED) para aferir o impacto do primeiro confinamento nas aprendizagens, foram apresentados esta segunda-feira pelo Presidente do IAVE, Luís Santos, numa conferência de imprensa conjunta com o Secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa.

O estudo foi aplicado pelo IAVE entre os dias 6 e 21 de janeiro passado, a uma amostra de 23.338 alunos dos 3º, 6º e 9º anos de escolaridade, tendo avaliado competências e literacias de leitura, científica, matemática e de informação. Os resultados mostram maiores dificuldades no 6.º e 9.º anos e melhores resultados no 3.º ano.

No 6.º e 9.º anos menos de metade dos alunos mostrou ter o nível de conhecimentos elementares esperado. Os alunos do 6.º ano foram os que registaram pior desempenho nas três literacias avaliadas. A Matemática continua a ser a área que regista piores resultados.

O secretário de Estado manifestou alguma preocupação com os resultados, mas lembrou que “Já são dois anos letivos bastante perturbados pela pandemia e não podemos achar que está tudo igual”. Segundo João Costa, estes dados permitem perceber que “há um impacto na aprendizagem“ e anunciou a criação de um grupo de trabalho que, até abril, irá aprovar recomendações.

ED – Apresentação de Resultados

ED – Estudo Diagnóstico das Aprendizagens -Apresentação de Resultados

ED – Consolidação do Relatório de Apresentação de Resultados

Regulamento das Provas de Avaliação Externa

Divulga-se o Despacho n.º 10-A/2021, que determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2020/2021.

Abertura de inscrições para formação de professores

Encontram-se abertas as inscrições para formação nos ensinos básico e secundário.

Consulte as ações de formação em curso.

Informações-Prova 2020/2021

Disponibilizam-se as informações relativas às provas de 2020/2021.

Consulte-as acedendo à Informação-Prova Geral.

Subscrever Newsletter

Desejo receber as últimas novidades sobre o IAVE.