Notícias
IAVE
Resultados do Estudo Diagnóstico das Aprendizagens

Os resultados do estudo diagnóstico (ED) para aferir o impacto do primeiro confinamento nas aprendizagens, foram apresentados esta segunda-feira pelo Presidente do IAVE, Luís Santos, numa conferência de imprensa conjunta com o Secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa.

O estudo foi aplicado pelo IAVE entre os dias 6 e 21 de janeiro passado, a uma amostra de 23.338 alunos dos 3º, 6º e 9º anos de escolaridade, tendo avaliado competências e literacias de leitura, científica, matemática e de informação. Os resultados mostram maiores dificuldades no 6.º e 9.º anos e melhores resultados no 3.º ano.

No 6.º e 9.º anos menos de metade dos alunos mostrou ter o nível de conhecimentos elementares esperado. Os alunos do 6.º ano foram os que registaram pior desempenho nas três literacias avaliadas. A Matemática continua a ser a área que regista piores resultados.

O secretário de Estado manifestou alguma preocupação com os resultados, mas lembrou que “Já são dois anos letivos bastante perturbados pela pandemia e não podemos achar que está tudo igual”. Segundo João Costa, estes dados permitem perceber que “há um impacto na aprendizagem“ e anunciou a criação de um grupo de trabalho que, até abril, irá aprovar recomendações.

ED – Apresentação de Resultados

ED – Estudo Diagnóstico das Aprendizagens -Apresentação de Resultados

ED – Consolidação do Relatório de Apresentação de Resultados

Regulamento das Provas de Avaliação Externa

Divulga-se o Despacho n.º 10-A/2021, que determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2020/2021.

Abertura de inscrições para formação de professores

Encontram-se abertas as inscrições para formação nos ensinos básico e secundário.

Consulte as ações de formação em curso.

Informações-Prova 2020/2021

Disponibilizam-se as informações relativas às provas de 2020/2021.

Consulte-as acedendo à Informação-Prova Geral.

Subscrever Newsletter

Desejo receber as últimas novidades sobre o IAVE.