Os resultados do estudo diagnóstico (ED) para aferir o impacto do primeiro confinamento nas aprendizagens, foram apresentados esta segunda-feira pelo Presidente do IAVE, Luís Santos, numa conferência de imprensa conjunta com o Secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa.
O estudo foi aplicado pelo IAVE entre os dias 6 e 21 de janeiro passado, a uma amostra de 23.338 alunos dos 3º, 6º e 9º anos de escolaridade, tendo avaliado competências e literacias de leitura, científica, matemática e de informação. Os resultados mostram maiores dificuldades no 6.º e 9.º anos e melhores resultados no 3.º ano.
No 6.º e 9.º anos menos de metade dos alunos mostrou ter o nível de conhecimentos elementares esperado. Os alunos do 6.º ano foram os que registaram pior desempenho nas três literacias avaliadas. A Matemática continua a ser a área que regista piores resultados.
O secretário de Estado manifestou alguma preocupação com os resultados, mas lembrou que “Já são dois anos letivos bastante perturbados pela pandemia e não podemos achar que está tudo igual”. Segundo João Costa, estes dados permitem perceber que “há um impacto na aprendizagem“ e anunciou a criação de um grupo de trabalho que, até abril, irá aprovar recomendações.
ED – Apresentação de Resultados
ED – Estudo Diagnóstico das Aprendizagens -Apresentação de Resultados
ED – Consolidação do Relatório de Apresentação de Resultados