O IAVE, I.P., em colaboração com a Direção Executiva do FLIP+ e-assessment community, organizou o 7º Encontro Anual do FLIP+, subordinado ao tema: “The Role of AI in National and Classroom Assessments”.
O Encontro decorreu na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa e contou com a presença de cerca de 150 participantes, de múltiplas nacionalidades.
Durante os três dias do evento os participantes puderam partilhar ideias, projetos e resultados tendo em conta o paradigma da Inteligência Artificial e a sua utilização no contexto da avaliação eletrónica.
O FLIP+ e-assessment community é uma comunidade de instituições e organismos que se dedica à partilha de soluções no âmbito da avaliação externa eletrónica, que aborda o tema da transição das avaliações baseadas em papel para as avaliações baseadas em computador, para medir o desempenho dos alunos na educação. Os países fundadores são a França, o Luxemburgo, a Itália e Portugal, juntando-se, entretanto, o Brasil.
Webinars realizados:
28 de novembro: “De PAR em PAR – contributos do projeto PAR para a análise e a utilização do Relatório Individual das Provas de Aferição (RIPA) e do Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA).
Gravação da sessão disponível aqui.
14 de novembro: “De PAR em PAR – contributos do projeto PAR para a análise e a utilização do Relatório Individual das Provas de Aferição (RIPA) e do Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA).
18 de outubro: “TIMSS: A Avaliação da Matemática e das Ciências do 8º ano de escolaridade”
Apresentação – Ana Farrajota e José Manuel Machado
9 de outubro: “The assessment of Financial Literacy in PISA”
Apresentação – Chiara Monticone, OECD
Apresentação – Ana Paula Correia
30 de maio: “A avaliação da matemática e das ciências no TIMSS 4.º ano: do quadro conceptual aos resultados”
Programa
17 de maio: “para além dos resultados da avaliação externa – o contributo da plataforma Itens S.A. para a melhoria das aprendizagens dos alunos”
Disponibiliza-se a gravação deste webinar no canal do IAVE no Youtube.
4 de maio: “Reading literacy: How to help students develop reading comprehension skills through PIRLS”
Apresentação IEA – IEA for Educators
Apresentação IAVE – Webinar_PIRLS
19 de abril: “The assessment of Financial Literacy in PISA”.
Apresentação – Anabela Serrão, IAVE
Apresentação – Chiara Monticone, OECD
As Jornadas da Leitura: do PISA à sala de aula são uma iniciativa do IAVE realizada em colaboração com a equipa do PISA for Schools da OCDE.
A primeira edição deste encontro de capacitação de professores, decorreu em fevereiro 2024 e contou com a participação de dezenas de docentes de mais de 50 escolas de todo o país.
Atendendo ao número de inscritos o IAVE promove duas novas edições destas Jornadas, em maio de 2024.
2ª Edição – Programa_9-11 Maio 2024
PUBLICAÇÃO DIGITAL comemorativa dos 25 Anos GAVE/IAVE
CARTAZES – cada um destaca um acontecimento que marcou a atividade do GAVE/IAVE nos seus 25 anos de existência.
O Instituto de Avaliação Educativa, em colaboração com o Plano Nacional de Leitura, realizaram as Jornadas da Leitura, com o objetivo de promover um amplo debate na comunidade educativa sobre as questões da leitura, nomeadamente em meio digital, envolvendo professores e diretores de escolas.
A iniciativa, que decorreu em duas sessões, nos dias 24 e 27 de maio, teve por base os resultados do PISA 2018 sobre a leitura, cujo relatório temático para Portugal foi recentemente divulgado, e contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, bem como de especialistas nacionais na área da leitura e da OCDE. +info
Dia 24 de maio – Sessão 1
Apresentação de Andreas Schleicher – OCDE
Apresentação de Maria Alexandra Caetano (Coordenadora das Bibliotecas do AE) – AE Gil Vicente, Lisboa.
Apresentação de José Barroso (Professor Bibliotecário) e Elisa Morais (Professora Bibliotecária) – AE de Real, Braga.
Apresentação de Cesário Silva (Diretor) e António Santos (Professor Bibliotecário) – AE Marinha Poente, Marinha Grande.
27 de maio – Sessão 2
Apresentação de Anabela Serrão (IAVE) e Elsa Conde (PNL2027)
Decorreu em Malta, entre os dias 1 e 4 de novembro de 2023, a 24ª Conferência Anual da AEA-Europe, com o tema Assessment reform journeys: Intentions, Enactment and Evaluation.
O IAVE esteve presente e apresentou um poster com o título Cooperation in External Assessment – Projects in Cape Verde and Angola.
A 20ª Conferência Anual da Association for Educational Assessment – Europe, a qual teve lugar no Hotel Sana Lisboa, entre os dias 13 e 16 de novembro de 2019, contou com 340 inscrições de participantes oriundos de 34 países, atingindo o número mais elevado do seu historial. +info
Subordinada ao tema proposto pelo IAVE, Teaching, learning and improving educational outcomes, a Conferência incluiu a realização de cinco workshops durante o dia 13, seguindo-se, nos restantes dias, cerca de 100 sessões sobre investigação e práticas no domínio da avaliação educativa, com a apresentação de pósteres e papers, dinamização de grupos de discussão, simpósios e sessões ignite, orientadas por moderadores de diferentes instituições educativas. Os novos membros da AEA-Europe e os doutorandos na área da avaliação participaram ainda num evento próprio, que decorreu na Sociedade de Geografia de Lisboa. As sessões de abertura e de encerramento da Conferência contaram com apresentações da responsabilidade de investigadores oriundos de Espanha, dos Estados Unidos e de Portugal, nomeadamente o Professor Domingos Fernandes, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O trabalho preparatório de análise e seleção de comunicações, da responsabilidade do Scientific Programme Committee, envolveu a participação dos Professores Filomena Araújo e Pedro Reis, respetivamente colaboradora do IAVE e docente do Instituto de Educação, na qualidade de representantes do IAVE.
Para além da componente científica, a Conferência incluiu ainda a cerimónia de abertura, com música tradicional portuguesa, um passeio pelo centro histórico de Lisboa, assim como o jantar da Conferência realizado no Restaurante Montes Claros.
O IAVE, através do LOC (Local Organising Committee), foi responsável pelo processo de seleção dos espaços, elaboração de contratos com empresas, organização e disponibilização de materiais. Importa aqui destacar a estreita colaboração entre o IAVE e a AEA-Europe, através da realização de reuniões regulares online e de um encontro presencial que teve lugar em Maio de 2019, o qual incluiu visitas aos locais selecionados e tomadas de decisões aos níveis organizacional e financeiro, fundamentais para o sucesso do evento. O feedback obtido durante e após a Conferência permite avaliar muito positivamente o trabalho desenvolvido, quer na dimensão logística, quer no contributo para a partilha e enriquecimento de conhecimentos e de experiências no âmbito das mais recentes investigações levadas a cabo por prestigiadas instituições europeias.
A 2.ª Conferência IAVE foi mais uma contribuição para o debate, que tem marcado a atualidade, sobre a compatibilização da avaliação externa com a flexibilidade curricular, e que o IAVE pretendeu aprofundar com a ajuda dos diferentes intervenientes no processo educativo. No debate participaram académicos, representantes das escolas, professores, pais e alunos, que apresentaram diferentes perspetivas sobre o tema.
A sessão de abertura contou com a intervenção do Secretário de Estado da Educação, João Costa.
A 1.ª Conferência IAVE, sob o tema Avaliar para Aprender, teve como como principal objetivo trazer para o debate público as questões da avaliação educativa, da cultura de avaliação nas escolas e, em particular, da relação entre avaliar e aprender.
+info
Supporting schools in the analysis and use of external assessment reports
Comunicação – Aldina Lobo, Ana Monteiro e Margarida Borges
Comunicação – Sandra Pereira e Paula Simões
Comunicação – Helder Diniz de Sousa